ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETOR DA FACULDADE DE FILOSOFIA
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, REALIZADA NO DIA 18/09/2013.
Às quatorze horas do dia dezoito
de setembro de dois mil e treze, na sala do 4º ano desta unidade, reuniram-se
os membros do Conselho Diretor da Faculdade de Filosofia da Universidade
Federal de Goiás, sob a coordenação conjunta do diretor, Prof. Adriano Correia
e dos coordenadores de curso, professores Cristiano Rezende (CCB) e Carmelita
Felício (CCL), atendendo à convocação FAFIL Nº 05/2013, previamente expedida.
Na oportunidade compareceram os seguintes conselheiros: Almiro Schulz, Martina
Korelc, Márcia Zebina, Anderson Borges, Adriana Delbó, Fábio Ferreira, Hans
Christian, Renato Moscateli, Araceli Velloso, André Porto, Guilherme Ghisoni,
Carla Milani, Rafael Rodrigues, Wellington Damasceno; Adriana Santana e
Danielle Pavan (assistentes em administração); Antônio Ferreira, Régis Lopes e
Karine Assis (representantes estudantis). 1)
Verificado o quórum regimental, o
diretor declarou abertos os trabalhos, dando boas vindas aos novos servidores da
FAFIL: os docentes Rafael Rodrigues e Wellington Damasceno; a técnica
administrativa Danielle Pavan; a aluna Karine Assis (mat. RGCG 091350) que se
torna representante estudantil em substituição ao aluno Guilherme Ricardo (mat.
RGCG 101600). 2) Em seguida,
justificou as ausências dos professores Wagner Sanz, Helena Esser e Thiago
Santoro e fez a leitura da ata da reunião de planejamento realizada em
17/07/2013, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 3) Na sequência, o vice-diretor apresentou os resultados do Concurso
para Professor Substituto informando que,
até que as mudanças previstas para os PPC’s das unidades sejam finalizadas, a
FAFIL vai contar, durante dois anos, com a colaboração dos dois professores aprovados
no referido concurso: Igor Vinícius Basílio Nunes, classificado em 1º lugar e
Vital Francisco Celestino Alves, classificado em 2º lugar. Informou ainda que o documento elaborado pela
comissão encarregada de propor alternativas para atender às solicitações de
outras unidades, foi apresentado à PROGRAD e a alternativa encontrada para
resolver o problema das “disciplinas de serviço” foi muito bem acatada,
especialmente porque é formulada neste momento em que os NDE’s em atividade na UFG, poderão
contemplar em seus PPC’s a proposta da FAFIL, o que vai demandar um trabalho de
articulação do NDE da FAFIL com os núcleos de outras unidades. 4) Prosseguindo a discussão da pauta, o
diretor solicitou a leitura dos pareceres dos projetos de pesquisa e planos de
trabalhos: i. Projeto de pesquisa da Prof.ª Adriana Delbó, intitulado: “As
relações entre política, moral, formação e arte na preocupação de F. Nietzsche
com a cultura”, com base no parecer emitido pelo Prof. Renato Moscateli; ii. Projeto de pesquisa do Prof. Almiro
Schulz, intitulado: “Contribuições do ‘saber filosófico’ para o conceito de
formação: uma análise das licenciaturas da UFG no período de 2008-2012”, mediante
o parecer emitido pela Profa. Carmelita Felício; iii. Subprojeto do PIBID: “Formação de Professores de Filosofia e
Exercício da Docência: a que será que se destina o valor formativo da atividade
filosófica no espaço escolar, sob as condições culturais de nossa época?”
(vigência 2014-2018), sob a coordenação das professoras Carmelita Felício e
Adriana Delbó, com parecer elaborado
pelo Prof. Cristiano Rezende; iv. Plano
de trabalho do Prof. Cristiano Novaes para o ano de 2013 via parecer emitido
pelo Prof. André Porto; v. Plano de
trabalho do Prof. Renato Moscateli referente ao 2º semestre de 2013, com parecer
emitido pelo Prof. Adriano Correia; vi.
Plano de trabalho do Prof. Thiago Santoro para o ano de 2013, retirado da pauta
em virtude de o estágio probatório do professor ter sido concluído. 5) A Prof.ª Carmelita apresentou a
proposta do I Concurso de Texto Filosófico para alunos do Ensino Médio do
CEPAE, com o tema “A sociedade dos consumidores e a sua promessa de
felicidade”, que se realizará em parceria entre o CEPAE e a Faculdade de
Filosofia no subprojeto do PIBID, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 6) A CCL apresentou a necessidade de
recomposição do NDE para reformular o PPC do curso de Filosofia à luz da
exigência do MEC de se ter um PPC para o curso de bacharelado e outro para o
curso de licenciatura, além das adequações para atender ao novo RGCG da UFG. As
sugestões apresentadas pelos presentes foram: revisar ementas por meio de
discussões a serem feitas previamente nas áreas, a partir das linhas de
pesquisa de cada uma delas; apresentar ementas em forma de texto e não de tópicos;
desvincular as bibliografias do ementário. A seguir, os conselheiros aprovaram
por unanimidade a nova composição do NDE: Professores Cristiano, Carmelita,
Anderson, Carla, Márcia, André, representante técnico-administrativa Adriana e
dois representantes estudantis, a definir. 7)
O CCB apresentou o Memorando da PROGRAD sobre a possibilidade de redução da
carga horária de NL obrigatória, conforme o novo RGCG, de 160h para 128h. A
esse respeito, ficou decidido que o CAFIL fará uma consulta aos estudantes para
avaliar as experiências de aulas em outras unidades, de modo que os resultados dessa
consulta sirvam para orientar o trabalho de reformulação do PPC pelo NDE. 8) O diretor apresentou a solicitação
dos organizadores do SIF/Salvador/BA de que, além das passagens, a unidade
pudesse custear as diárias dos nossos professores que participarão do evento e
a organização do mesmo se comprometeria a complementar as diárias caso fosse
necessário, ao que o conselho aprovou por unanimidade. 9) O diretor submeteu as concessões ad referendum de passagens à apreciação do conselho para a Prof.ª Carla,
relativa à participação em minicurso na UFRRJ, e para o Prof. Diogo Ferrer, na
extensão da estadia do convidado para participar do Colóquio Husserl, ambas aprovadas
por unanimidade. 10) A propósito das
Normas Complementares do Concurso de Ética para professor efetivo, o diretor
informou que a abertura das inscrições ficará com prazos abertos de outubro a
dezembro do ano corrente, com realização do concurso em fevereiro, a fim de que
haja um tempo maior para a divulgação. 11)
A Prof.ª Carla apresentou duas propostas de minicurso, procedendo a leitura do
resumo do currículo de ambos os convidados: a) Prof. João Emiliano de Fortaleza
Aquino, minicurso em parceria com a FIC/UFG, sobre Benjamim e Guy Debord; b)
Prof. Pedro Hussak Ramos, minicurso sobre Estética e Política, ao que o
conselho aprovou por unanimidade, acatando a proposta da Prof.ª Martina da
necessidade de um levantamento dos minicursos já oferecidos pela unidade, com a
finalidade de se visualizar quais áreas estão sendo mais ou menos contempladas.
12) A Prof.ª Martina, ao lado de informar sobre a vinda de um professor de
Bogotá, especialista em Fenomenologia Latino-Americana da Religião, para
participar do Simpósio de Fenomenologia e Religião da UnB, consultou os
conselheiros para saber se havia interesse em programar uma atividade com o
professor, aproveitando o tempo disponível que o mesmo teria, antes do início
do simpósio. Todavia, o assunto ficou em aberto para que a professora
apresentasse a proposta para o PPG/FIL. 13)
Foi aprovada pelo conselho uma moção de repúdio ao governador do Estado de Goiás,
Sr. Marconi Perillo, pela impetração de processo contra o aluno Caius Brandão,
devido ao compartilhamento virtual nas redes sociais da reportagem publicada
pela revista Carta Capital, que não teve circulação em Goiânia, a respeito do
envolvimento do governador supracitado com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. A
moção será confeccionada pelo diretor da unidade. 14) O Prof. Guilherme, membro da Comissão de Revalidação de
Diplomas desta unidade, leu o parecer de indeferimento em relação ao pedido de
revalidação de diploma feito por Lander Fleury Xavier, ao que o conselho
aprovou por unanimidade. 15) O Prof.
Cristiano leu o parecer de indeferimento do pedido de reconsideração das notas
de avaliação de desempenho do ex-servidor técnico-administrativo da FAFIL,
Fernando Henrique de Souza Freitas, originalmente atribuídas pelo então diretor
da referida unidade, Prof. André Porto. O Prof. André explicou que as notas
atribuídas ao ex-servidor foram fundamentalmente pautadas pela equipe de
técnicos administrativos, pelo ex-coordenador de curso, Prof. Anderson, pela experiência
de outros professores e pela própria vivência com o ex-servidor e que o
requerente recebeu notas boas para quesitos técnicos, mas que desequilibrou o
ambiente de trabalho da secretaria. A assistente em administração Adriana
acrescentou que quando o ex-servidor superou os problemas pessoais, solicitou
ajuda para que ele pudesse dividir as tarefas da secretaria e da coordenação de
curso, mas o ex-servidor se recusou a fazê-las, justificando que somente se
submeteria às solicitações do ex-coordenador de curso, alegando que não estava
sujeito aos pedidos da servidora e nem aos pedidos da coordenação
administrativa. Acrescentou ainda que o ex-servidor, no que tange às tarefas de
suporte acadêmico e administrativo, apenas realizava tarefas específicas do
início de semestre, e as demais atividades durante o semestre ficavam a cargo dessa
servidora. O Prof. Anderson disse que estava de acordo com o parecer, que o
ex-servidor sempre foi eficiente quando solicitado, mas que ele conseguiu
quebrar a harmonia do ambiente da secretaria. Em votação, o parecer de
indeferimento redigido, em segunda instância, pelo Prof. Cristiano Novaes de
Rezende, foi aprovado com duas abstenções da representação discente e votos
favoráveis de todos os demais conselheiros presentes. 16) O diretor submeteu sua aprovação ad referendum, de acordo com a avaliação favorável da CAD, da progressão
horizontal do Prof. Wagner, a qual foi confirmada por unanimidade pelo
conselho. 17) Em seguida, o diretor apresentou
o ofício do CAFIL, em anexo, nomeando os representantes discentes titulares e
suplentes no conselho diretor. 18) O
diretor apresentou a sugestão de calendário para as próximas reuniões do
conselho, ficando previamente marcadas para os dias 16/10, 13/11 e 18/12 do ano
corrente. Nada mais havendo a tratar, o diretor agradeceu a presença e a
participação de todos e, às 17h declarou encerrada a reunião, da qual, para
constar, eu, Adriana Oliveira de Santana, assistente em administração, lavrei a
presente ata que, lida e julgada conforme, segue assinada pelo diretor dos
trabalhos e pelos conselheiros presentes à sua discussão e votação.
Adriano Correia
Diretor
|
Cristiano Novaes
Membro
|
Carmelita Felício
Membro
|
Hans Christian
Membro
|
André Porto
Membro
|
Carla Milani
Membro
|
Martina Korelc
Membro
|
Adriana Delbó
Membro
|
Guilherme Ghisoni
Membro
|
Fábio Ferreira
Membro
|
Anderson Borges
Membro
|
Márcia Zebina
Membro
|
Almiro Schulz
Membro
|
Rafael Rodrigues
Membro
|
Renato Moscateli
Membro
|
Araceli Velloso
Membro
|
Wellington Almeida
Membro
|
Régis Lopes
Membro
|
Antônio Ferreira
Membro
|
Karine Assis
Membro
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